Uma vez vi uma entrevista a um grande actor brasileiro, Lima Duarte, a quem perguntaram, “que conselho daria aos jovens?”
Ele sorrindo, olhou para a camera e disse: Jovens…envelheçam, envelheçam!
Ele toca num ponto importante, como podem os jovens adquirir valores, sensibilidades, e porque não dizer…um bom nome?
Não sei! Apenas posso partilhar aquilo que me ajudou a ver o mundo sem a rudeza áspera da juventude.
Poesia!
Um jovem tem sempre um futuro, cada um avança em sua ânsia.
Mas a poesia, permitiria elevar a forma de ver as coisas, mesmo na instabilidade de um coração inexperiente.
Nos poemas fui aprendendo a olhar as palavras, e com isso vi claro onde olhos impacientes viam escuridão!
Digam lá se existe algum futuro para a juventude, seja na profissão, carreira, família ou até para a simples forma de decifrar o coração quando o amor nos invade o peito, sem as palavras!
Talvez um pouco de poesia na nossa vida, e tudo seria mais terno, porque a agressividade, naturalmente prevalece neste mundo.
Vemos muito poucos hábitos de leitura nas crianças e também nos jovens e isso pode ser observado quando se vê o tão pouco conhecimento que eles demonstram!
No dia em que a poesia for substituída por uma qualquer linguagem de programação, e a tecnologia ser a majestosa lei que nos dirige, não será necessário a um jovem ganhar experiência para sobreviver entre a multidão!
Será deixar de fazer um esforço… não ter de deitar uma só lágrima, calejar a nossa mente e deixar correr em nossas veias uns e zeros em Código Binário.
Se nos distraímos, gabamos a capacidade de estar a falar com alguém que está do outro lado do mundo,em directo numa Rede social, mas nem reparamos que já quase não há tempo para abrir um livro de histórias para os nossos filhos!
Talvez Camões, Pessoa, Sofia ou Eugénio… sejam o que há de mais avançado no que toca a tecnologia!
Seguramente um livro dura mais que um Tablet! e dificilmente dirás de uma geringonça, o que poderás dizer de um livro…inesquecível!
Aos jovens digo de coração aberto, leiam poesia! Procurem poetas pelo mundo, usem a tecnologia para isso.
Miguel Gonçalves
Comentar