• Skip to primary navigation
  • Skip to main content

Artes & Artes

Cultura e Entretenimento, Atividades literárias, Cinema e séries, Teatro, música e dança, Arte e Eventos

  • Atividades literárias
  • Bibliotecas, Arquivos e Museus
  • Artes e Design
  • Teatro, Música e Dança
  • Decoração e Restauro
Não sabe o que ler? Escolha uma das obras de Lídia Jorge!

Não sabe o que ler? Escolha uma das obras de Lídia Jorge!

Atividades literárias | 26 de Junho, 2019 | Revisto a 23 de Junho, 2020

LEITURA | 4 MIN

Acontece-me demasiadas vezes não saber o que começar a ler no meio de tantas escolhas que uma biblioteca ou livraria proporciona. Há demasiados livros para escolher, há demasiada confusão na minha cabeça nesse momento. Mas acabei por optar por começar a minha leitura da obra A Noite das Mulheres Cantoras de Lídia Jorge. Quer fazer uma viagem até aos anos 80 em Portugal?

Lídia Jorge abre uma porta, com A Noite das Mulheres Cantoras, aos mais novos. A paixão e perseguição pela fama, trespassada para as redes sociais e para as imagens tiradas pelos telemóveis, existiu desde sempre e o novo livro mostra que a liberdade artística dos anos 80 portugueses não está tão distante da atualidade.

Se o seu problema é gastar alguns euros passe numa biblioteca e leve o livro para casa, tal como eu fiz. Apanho o elétrico para a sala de leitura do Centro Cultural de Belém e não gasto qualquer dinheiro em livros. Mas porque é que deve seguir o meu conselho e começar a ler a obra da Lídia Jorge?

Está presente a ideia de fama em todas as páginas d”A Noite das Mulheres Cantoras?

Diria que a ideia de fama está em todas as páginas deste romance da Lídia Jorge. Lembra-se da época das Doce, tal como li na crítica do Ípsilon, em que houve uma terrível liberdade artística e tal como a escritora disse “preparou para a época em que estamos hoje”? É a forte inspiração por detrás de A Noite das Mulheres Cantoras.

Não foi ao acaso que esta obra se realçou em todas as outras da biblioteca do CCB. O universo da música e do feminino sempre me atraiu, apesar de já ter tido uma desilusão com o Vento Assobiando nas Gruas. Para não correr o risco de gastar dinheiro à toa com mais um livro da Lídia Jorge decidi requisitá-lo. Pode ser um crime dizer que se gasta dinheiro à toa com um livro desta senhora mas não é por ter estatuto que a deixo de tratar como uma escritora como todas as outras.

A história é contada segundo o ponto de vista da Solange de Matos, ao ser convidada pela chamada maestrina Gisela Batista para fazer parte da banda que pretende formar. Toda a experiência da protagonista está envolta de um sentimento profundo, já notado na personagem principal do livro anterior que tentei ler da Lídia Jorge. Numa sociedade tão virada para os 15 minutos de fama nas redes sociais, na maioria das vezes por motivos insólitos, a escritora oferece aos leitores um retrato dos anos 80 completamente atual não fossem algumas passagens tão familiares às minhas vivências.

Solange começa a lutar pelo sonho de se tornar conhecida com o seu grupo sob a condição de letrista, a que lhe enche o coração, e também de cantora ao mesmo tempo que se envolve com João de Lucena, o coreógrafo do grupo. Há subtileza na forma como é contada a história do livro, em vários aspetos: quer seja na dúvida da sexualidade do coreógrafo a determinada altura quer seja no facto de Gisela se envolver com o padrasto e orientar as raparigas para não darem asas ao romance e se dedicarem ao projeto musical.

E quais os pontos fracos nesta obra da Lídia Jorge?

A Noite das Mulheres Cantoras não é um livro fácil, com as palavras simplesmente colocadas na folha branca para serem entendidas à primeira. Desenganem-se os leitores, habituados às obras fáceis e expostas na primeira banca de uma livraria. Exige-se concentração, longe do barulho do banco de um autocarro, e dedicação para se entender a poesia de Lídia Jorge.

É a quase poesia presente neste livro sobre a fama que apaixona qualquer leitor. Apaixonou-me a mim e aposto que vai apaixonar qualquer um. Compre-o ou se não quiser gastar dinheiro vá à biblioteca mais próxima da sua casa!

David Pimenta

David Pimenta

Bio

Com uma paixão pela área de comunicação e escrita, licencie-me em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra no ramo de especialização de Jornalismo e Informação. Como achei que necessitava de mais formação académica decidi enveredar pelo mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE (Lisboa) onde desenvolvi os meus conhecimentos sobre novas tecnologias, cultura, jornalismo e também um pouco de marketing digital. A área de copywriter esteve sempre presente na minha formação e na minhas experiências profissionais. Para além do estágio curricular realizado na secção de Artes do Diário de Notícias, em Lisboa, possuo actualmente funções de editor da secção de Palcos - Moda e Teatro - no Espalha-Factos e colaboro como jornalista nas outras secções. Fundei, durante a minha licenciatura e com dois colegas de curso, uma revista digital direccionada para a área da música - intitulada Put Your Paws Up - e dei os primeiros passos no marketing digital ao promover a revista nas redes sociais e conseguir um elevado número de seguidores antes do lançamento oficial. Para mais informações do projeto podem ver aqui: http://www.jn.pt/VivaMais/interior.aspx? content_id=1809511

Partilhar

Comentar

Artigos Realacionados

Tradição Cultural: Explorando o Simbolismo e o Significado por Trás dos Costumes

Atividades literárias | 17 MIN

Descubra os Melhores Livros de Atividades para Estimular o Aprendizado

Atividades literárias | 13 MIN

Descubra as Melhores Atividades Culturais para Fazer em 2025

Artes e Design | 15 MIN

Artigos mais recentes

Identidade Cultural: O Que É e Como Se Manifesta no Mundo Moderno

Artes e Design | 17 MIN

Tradição Cultural: Explorando o Simbolismo e o Significado por Trás dos Costumes

Atividades literárias | 17 MIN

Descubra os Melhores Livros de Atividades para Estimular o Aprendizado

Atividades literárias | 13 MIN

Artigos mais lidos

Três elementos básicos de uma obra de arte: Ponto, cor e estrutura

Artes e Design | 3 MIN

Obra de arte: a expressão artística no seu esplendor

Artes e Design | 4 MIN

Conservação de Livros muito Antigos: Tempo e Vontade

Decoração e Restauro | 4 MIN

Artes & Artes

Powered by: Made2Web Digital Agency.

  • Política Cookies
  • Termos Utilização e Privacidade
  • Mapa do Site