Em dias de chuva, com temperaturas extremamente baixas e de fazer congelar as mãos, as orelhas ou lábios, porque não aposta num programa diferente do habitual passeio nos centros comerciais? Quando opta por esse tipo de distração acaba por não comprar nada por não precisar realmente de uma peça de roupa nova ou de uns ténis ou sapatos e só vai gastar as suas energias e da sua família. Não deixe que a chuva ou o vento lá fora seja um impedimento para não sair de casa. Pegue em toda a sua família e vá ao teatro. A peça Ta Ra Ta Tam está em cena no Teatro D. Maria II entre os dias 23 e 24 de novembro, sábado e domingo respetivamente. Passe um bom serão na sala Garrett e aproveite a programação que o Teatro D. Maria II tem para lhe oferecer.
Ta Ra Ta Tam: a produção de Bucareste num palco português
O público do Teatro D. Maria II vai poder ver a criação coreográfica Ta Ra Ta Tam, assinada pelo bailarino, coreógrafo e também professor Gigi Caciuleanu. Trata-se de uma obra inspirada no dramaturgo romeno Ion Luca Caragiale e é uma das grandes produções que marcou a celebração do Ano Caragiale 2012 no Teatro Nacional Bucareste. O bailarino criou o espetáculo de a que “seja compreendido por um chileno e ao mesmo tempo por um francês ou por qualquer outra pessoa” ao encontrarem-se, em cima do palco, quer protagonistas das comédias do dramaturgo Caragiale quer personagens da sua obra mais reconhecida “Momente ai Schite”, traduzido para “Momentos e esboços”. A peça, exibida no salão Garrett do Teatro D. Maria II, está repleta de jogos, de paradoxos de linguagem e uma visão sarcástica dos comportamentos sociais. Não é melhor respirar os ensinamentos e sensações do teatro ao invés da superficialidade dos centros comerciais, recheados de cheiros e incensos em todos os corredores? Ta Ra Ta Tam já esteve em digressão em várias capitais europeias, como Paris, Londres, Bruxelas, entre outras. Mas quem é este Gigi Caciuleanu? Qual a sua inspiração para criar este espetáculo coreográfico que está agora em cena no Teatro D. Maria II?
Gigi Cacileanu: a mente por detrás Ta Ra Ta Tam no Teatro D. Maria II
Caciuleanu é reconhecido na área da dança contemporânea graças aos inúmeros prémios que conquistou e pela colaboração com vários artistas no mundo da dança e da música como Astor Piazzola, Jeanine Richer, Guy Tudy, Claude Lefevre, entre outros. Caciuleanu é “cavaleiro da ordem das artes e das letras” em França e membro do “conselho internacional da dança da UNESCO” e transmite os seus conhecimentos através de workshops e aulas no Conservatório Nacional Superior La Villette, l”École de l”Opéra de Paris, entre outros institutos superiores. Traz agora Ta Ra Ta Tam ao Teatro D. Maria II.
Não fique fechada em casa quando o vento sopra furiosamente nas suas janelas. Gaste um pouco de dinheiro, seja um das pessoas a aumentar os hábitos culturais do nosso país. Coloque Portugal como uma referência e não gaste as pernas nos centros comerciais.
A fotografia tem direitos reservados ao D. Maria II.
Comentar