Cerveira Fashion Crochet vai reunir crochet, pintura, teatro, música, dança e penteados em Vila Nova de Cerveira – um evento noticiado pelo site Local.pt marcado mesmo no romper da segunda quinzena de Agosto na Vila das Artes.
Com origem no francês medieval croké, termo usado para designar um instrumento de ferro recurvado, uma espécie de gancho que permitia suspender ou segurar alguma coisa, a palavra crochet surgiu na França do século XIX: a expressão broder au crochet retratava fielmente o gesto a que esta arte obriga.
A arte do crochet, tal como sabemos dela na actualidade, foi desenvolvida no século XVI. Sabe-se que o escritor dinamarquês Lis Paludan tentou descobrir a origem do crochet na Europa e fundamentou, sobre esta, algumas teorias. A mais comummente aceite é a de que o crochet terá nascido na Arábia e chegado à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo.
Artesanato: colecção em crochet coloca comunidade cerveirence no centro do mundo – do seu mundo
Já antes a comunidade cerveirense nos tinha brindado com o ar da sua graça com o crochet, essa arte rendilhada encantadora, pela ornamentação de ruas, edifícios públicos, espaços comerciais, árvores e esculturas. Agora, atreve-se a fazer um desfile com arte.
Trabalho desenvolvido pelas artesãs da terra, o evento não terá mãos a medir com a apresentação de saias, vestidos, tops e montes de acessórios em crochet no Cerveira Fashion Crochet com a criação de um cenário artístico-sensorial naquela que é a Vila das Artes.
Juntar a secularidade da arte de fazer crochet com a contemporaneidade artística acaba por ser um sonho cerveirense de empenho e criatividade tornado real: afinal o crochet sai ou não sai à rua?
Cerveira Fashion Crochet será uma excelente iniciativa a decorrer em Cerveira e terá como ponto de partida a Câmara Municipal – os conterrâneos adoram este tipo de eventos que promovem, os visitantes surpreendem-se com tanta beleza e os turistas estrangeiros não conseguem resistir a voltar. Não será o crochet uma das riquezas que Portugal tem para oferecer?
A Câmara Municipal como cenário do desfile da arte do crochet no Cerveira Fashion Crochet – o apoio a esta arte secular
O Cerveira Fashion Crochet vai ser um desfile no feminino carregado de cores intensas em que a mistura do registo jovial vai contrastar com o vanguardista. Cativante, não é?
A Câmara Municipal de Cerveira é uma apoiante incondicional deste tipo de eventos que promovem, sem dúvida, a terra – ainda para mais tratando-se de criações exclusivas. Para celebrar a ocasião também ela, a Câmara Municipal, aparecerá romanticamente vestida de crochet para dar palco às trinta mulheres que por ali vão mostrar ao mundo a arte secular tricotada a ponto fino e grosso de algodão, lá e linho. Que beleza!
Acrescente-se à noite do dia 14 de Agosto a produção de penteados artísticos, uma intervenção artística com pintura corporal ao vivo, e muita música, teatro e dança – uma panóplia de diversão. O que não pode ficar esquecido? A máquina fotográfica e muita alegria, pois…
Comentar