Visitar um museu em Lisboa é para todos, desengane-se quem pensar que não. Não é preciso ser-se um grande amante das artes plásticas ou um entusiasta das mais refinadas vanguardas. Lá por estarem na capital do país, isso não significa que os museus de Lisboa sejam mais inacessíveis ou caros – muito pelo contrário!
O único requisito para visitar um museu em Lisboa é… tempo e disponibilidade, uma mente aberta à novidade. Não se acanhe, caso não costume frequentar exposições. Os museus por si mesmos mostrar-lhe-ão tudo o que anda a perder! Aprenda, distraia-se, disfrute!
1. Muitos dos museus têm entradas gratuitas, principalmente ao fim-de-semana
Se o seu problema for a falta de disponibilidade monetária, esteja descansado, pois existem muitos museus com entrada gratuita. Visitar um museu em Lisboa nunca foi tão fácil!
Exemplos disso são o Museu Berardo (no Centro Cultural de Belém), o Museu do Design e da Moda (ou MUDE, na Rua Augusta), o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional dos Coches (estes dois últimos são gratuitos apenas aos Domingos, até às 14h).
E estas são apenas algumas sugestões! Alternativas não lhe faltam!
2. Os museus permitem-lhe aprender imenso, enquanto se distrai
Em primeiro lugar, devia ser proibido visitar qualquer museu a correr. É suposto apreciar-se as exposições, observar-se, ler-se devagar, sem pressas. Visitar um museu em Lisboa costuma ser uma experiência a fazer, por exemplo, num fim-de-semana, em que as tarifas até são reduzidas ou mesmo gratuitas, quando há tempo e há a possibilidade de partilhar a experiência com outra pessoa.
Escolha um museu com que se identifique e cujo tema seja do seu agrado e deixe-se ficar por lá durante um par de horas. Aprender é imprescindível, em qualquer idade. No final, vai sentir-se relaxado e os seus conhecimentos ter-se-ão alargado!
3. Os conhecimentos adquiridos enquanto visita um museu podem inspirá-lo
Como acontece frequentemente, quando somos expostos a novidades, os museus inspiram-nos, mostrando-nos o que desconhecíamos e fazendo com que reflictamos acerca de temas que não costumamos abordar. Por isso, quebrando a rotina, visitar um museu e saber que estamos a aprender algo de novo traz-nos boas energias e mais confiança acerca de nós mesmos.
4. Os museus são o reflexo da nossa sociedade
Não há melhor maneira para ficar a saber mais acerca da nossa comunidade do que visitando museus ou mesmo outro tipo de entidades culturais. São eles que contam a nossa História, não só nacional quando internacional, não só passada quanto actual. E nem sequer temos de nos subjugar a um tema que achemos ser enfadonho ou desinteressante para nós!
Visitar um museu em Lisboa, na capital do nosso país, onde existem mais ofertas de lazer cultural, significa termos acesso a exposições de todos os tipos, acerca de variadas matérias e áreas do saber.
Comentar