• Skip to primary navigation
  • Skip to main content

Artes & Artes

Cultura e Entretenimento, Atividades literárias, Cinema e séries, Teatro, música e dança, Arte e Eventos

  • Atividades literárias
  • Bibliotecas, Arquivos e Museus
  • Artes e Design
  • Teatro, Música e Dança
  • Decoração e Restauro
Aposta nos autores portugueses: o Inverno de Sombras da L.C. Lavado

Aposta nos autores portugueses: o Inverno de Sombras da L.C. Lavado

Atividades literárias | 7 de Fevereiro, 2019 | Revisto a 23 de Maio, 2024

LEITURA | 4 MIN

Novos ventos chegam ao mercado literário português e um dos sinais mais significativos dessa mudança é a presença de livros de fantasia de escritores portugueses nas estantes das livrarias. Ocupam, bem aos poucos, um lugar de destaque ao lado dos livros internacionais impingidos unicamente por modas e tendências. Inverno de Sombras, da escritora L. C. Lavado (com o nome original Liliana Lavado), é um dos livros de fantasia publicados no primeiro semestre de 2013. Promete alguns ingredientes fundamentais para um livro de fantasia de qualidade: mistério, magia, aventura e apesar de não ser enumerado, uma pitada de amor entre os protagonistas desta história. E qualidade é palavra de ordem para esta obra com quase 600 páginas.

Pode ser confundido com qualquer outro livro de fantasia escrito por um autor estrangeiro. Escreve como L. C. Lavado e as personagens têm nomes como Andrea, Danton, Pierre até mesmo Isadora, a personagem principal da trama. Mas o ingrediente fundamental para tornar esta história tão nacional é o cenário de fundo: todos os acontecimentos passam-se em Lisboa. A capital portuguesa é colocada como o local onde toda a narrativa decorre, quer seja nas ruas do Chiado quer seja no castelo de S. Jorge, onde se desenrola alguns dos capítulos principais do Inverno de Sombras. O cheiro a nacional começa logo na capa, com um espaço reservado para a ponte 25 de Abril. Para um leitor assíduo de fantasia não é habitual ter os espaços lisboetas como fundo, onde se pode encontrar um toque de magia nos Armazéns do Chiado ou bruxos nas ruas de Lisboa, mas L. C. Lavado consegue colocar perfeitamente um cenário português numa história de fantasia urbana.

A história de Isadora em Lisboa: a chamada fantasia urbana chegou a Lisboa

Inverno de Sombras dá a conhecer a história de Isadora, Pierre e Danton. O triângulo amoroso começa quando os três se conhecem na faculdade de Belas-Artes da capital. Isadora é um dos últimos membros da família Santa-Bárbara, abastada financeiramente – um dos elementos mais fantasiosos tendo em conta a situação económica do país mas quem se preocupa com esses pormenores num livro direcionado para o entretenimento? – juntamente com o seu tio Garrett, proprietário de uma quinta na zona da Lapa depois de toda a família ter morrido num acidente trágico dois anos antes. Ao conhecer Pierre, suposto estudante francês ao abrigo do programa Erasmus, Isadora abre uma “caixa de Pandora” sobre os segredos da família e todo um universo mágico que necessita de descobrir.

A trama é muito mais do que foi descrito, há magia em todos os cantos deste livro, um novo segredo para ser descoberto ao avançar de cada página. Um dos pontos a favor da obra é a incapacidade para ser largada, a sensação de vício que só alguns escritores conseguem colocar nos leitores como acontece na maioria das obras de fantasia. L. C. Lavado tem a capacidade de se tornar, com um plano de marketing correto (algo que não acontece no nosso país com frequência), numa das primeiras escritoras de fantasia português a ser reconhecida pela público. A qualidade da obra dita-lhe esse reconhecimento.

O único ponto desfavorável na obra: o leitor preguiçoso tem de encarar a obra como um livro extenso

O ponto desfavorável do Inverno de Sombras da portuguesa L. C. Lavado é unicamente a quantidade de páginas para o avanço da trama. Pode ser um ponto de qualidade ou defeituoso: os mais curiosos e com gosto avançam furiosamente, os leitores mais cansados poisam a obra em cima da mesa-de-cabeceira e optam por um livro mais leve. Mas um ponto desfavorável trata-se apenas de um pormenor quando colocado ao lado dos pontos positivos deste livro: os segredos têm lógica e revelam muito das personagens, mostradas numa fase inicial como muito puras e sem maldade no coração. Os leitores têm, nas mãos, um livro de fantasia urbana portuguesa de qualidade – como não se via nas livrarias portuguesas há algum tempo. É um ar fresco para os apreciadores do género, finalmente existe uma obra com ruas reconhecíveis aos nossos olhos. Há facilidade na imaginação dos cenários e das cenas.

Podem ver aqui o vídeo da escritora a falar sobre o Inverno de Sombras.

David Pimenta

David Pimenta

Bio

Com uma paixão pela área de comunicação e escrita, licencie-me em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra no ramo de especialização de Jornalismo e Informação. Como achei que necessitava de mais formação académica decidi enveredar pelo mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação no ISCTE (Lisboa) onde desenvolvi os meus conhecimentos sobre novas tecnologias, cultura, jornalismo e também um pouco de marketing digital. A área de copywriter esteve sempre presente na minha formação e na minhas experiências profissionais. Para além do estágio curricular realizado na secção de Artes do Diário de Notícias, em Lisboa, possuo actualmente funções de editor da secção de Palcos - Moda e Teatro - no Espalha-Factos e colaboro como jornalista nas outras secções. Fundei, durante a minha licenciatura e com dois colegas de curso, uma revista digital direccionada para a área da música - intitulada Put Your Paws Up - e dei os primeiros passos no marketing digital ao promover a revista nas redes sociais e conseguir um elevado número de seguidores antes do lançamento oficial. Para mais informações do projeto podem ver aqui: http://www.jn.pt/VivaMais/interior.aspx? content_id=1809511

Partilhar

Comentar

Artigos Realacionados

Tradição Cultural: Explorando o Simbolismo e o Significado por Trás dos Costumes

Atividades literárias | 17 MIN

Descubra os Melhores Livros de Atividades para Estimular o Aprendizado

Atividades literárias | 13 MIN

Descubra as Melhores Atividades Culturais para Fazer em 2025

Artes e Design | 15 MIN

Artigos mais recentes

Tradição Cultural: Explorando o Simbolismo e o Significado por Trás dos Costumes

Atividades literárias | 17 MIN

Descubra os Melhores Livros de Atividades para Estimular o Aprendizado

Atividades literárias | 13 MIN

Educação em Artes: Transformando o Futuro Através da Criatividade e Expressão

Artes e Design | 17 MIN

Artigos mais lidos

Três elementos básicos de uma obra de arte: Ponto, cor e estrutura

Artes e Design | 3 MIN

Obra de arte: a expressão artística no seu esplendor

Artes e Design | 4 MIN

Conservação de Livros muito Antigos: Tempo e Vontade

Decoração e Restauro | 4 MIN

Artes & Artes

Powered by: Made2Web Digital Agency.

  • Política Cookies
  • Termos Utilização e Privacidade
  • Mapa do Site